Dou-vos as boas-vindas à página oficial da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, que se pretende que seja um espaço de informação e de divulgação sobre Portugal, mas também de aproximação do nosso país à Guiné-Bissau e à comunidade portuguesa residente no país.

As relações com a Guiné-Bissau têm sido, desde sempre, uma prioridade para Portugal.

Os dois países têm uma relação que se funda não só na história partilhada, como também na cultura, na língua, na economia e na educação. Temos uma relação forte de parceria que se pretende cada vez mais robusta e de benefício mútuo. E, para isso, é sempre necessário assegurar condições para desenvolver os laços que nos unem e os projetos que partilhamos.

Nesse sentido, a minha missão no país tem sido a de desenvolver todos os esforços no sentido de estreitar as boas e harmoniosas relações de amizade e cooperação que existem entre Portugal e a Guiné-Bissau.

Neste âmbito, permito-me assinalar o notável contributo da comunidade portuguesa na Guiné-Bissau. Ela tem sido um ativo fundamental no fortalecimento das relações entre os dois países, a todos os níveis e em todas as dimensões. O papel crescente da nossa comunidade na vida social, política, cultural e económica da Guiné-Bissau revela uma integração exemplar nesta grande nação e é motivo de orgulho para todos os portugueses. Simultaneamente, a forma generosa e empenhada como continua a valorizar a herança portuguesa é o reflexo de uma ligação afetiva insubstituível ao nosso país, que quero aqui agradecer e acarinhar.

O Embaixador,

António José Alves de Carvalho

  • Partilhe